Metodologia para Definição de Políticas Semanais e Mensais do SIN no Horizonte de Médio Prazo com Modelagem Individualizada das Usinas Hidrelétricas

Atualmente o Operador Nacional do Sistema (ONS) utiliza os modelos NEWAVE e DECOMP para a realização do planejamento da operação energética do Sistema Interligado Nacional (SIN). Esses modelos também são utilizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) no cálculo do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), o qual valora a energia no mercado de curto prazo Brasileiro. Embora os modelos tenham recebido melhorias ao longo dos últimos anos, existe a necessidade de um constante aprimoramento no que diz respeito à modelagem, às estratégias de solução, entre outros aspectos. Nesse sentido, o Projeto Estratégico Tema 1 Linha 4 contribuiu para aprimoramentos de alguns aspectos do NEWAVE. Entretanto, ao longo dos desenvolvimentos observou-se que há um elo fraco no acoplamento entre os dois modelos, assim a motivação desse projeto consiste em continuar contribuindo com o avanço de modelagens e metodologias para produzir um modelo único com as etapas de curto e médio prazo.

Os principais desenvolvimentos previstos nesse projeto são:

  • Uma metodologia que incorpora em um modelo único as particularidades metodológicas das etapas de curto e médio prazo do planejamento da operação energética com horizonte de 5-10 anos
  • As usinas hidrelétricas (UHEs) são modeladas de maneira individualizada, sendo que atualmente o modelo de médio prazo agrega as usinas hidrelétrica em Reservatórios Equivalentes de Energia (REE)
  • Acoplamento entre problemas com estágios de tempo com diferentes discretização em um mesmo problema de planejamento hidrotérmico

Para desenvolver a metodologia proposta serão estudados inúmeros aspectos secundários que são importantes no desempenho do modelo e que, possivelmente, irão gerar novas metodologias, visto que algumas das metodologias atuais podem não ser eficientes para o caso em estudo.

Dentre esses aspectos destacam-se os estudos de modelagem das usinas hidrelétricas (principalmente a função de produção das usinas), metodologias para geração e agregação de cenários de afluência, avanços nas estratégias de solução para encontrar uma política de operação de boa qualidade e técnicas de programação estocástica com metodologias com aversão a risco baseadas em medidas coerentes de risco.

PROJETOS

A equipe técnica da Plan4 participou de inúmeros Projetos de P&D, sendo que na sequência são apresentados os projetos desenvolvidos pela Plan4.

SPARHTACUS

UFSC/LabPlan e Plan4

Read More

Sistema de Medição em Dois Níveis

SATC, UFSC/LabPlan e Plan4

Read More

Comercialização de Fontes Alternativas

Plan4

Read More