Metodologia de Análise Estocástica para Apoio à Decisão na Comercialização de Energia de Fontes Alternativas com Técnica de Aversão a Risco

Neste projeto foi desenvolvida uma nova metodologia de suporte à decisão na comercialização de energia elétrica de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no contexto brasileiro. Para tanto, são consideradas as especificidades do mercado (como a sazonalização e a penalidade por insuficiência de lastro), os aspectos estocásticos (como preço e geração) e as características das fontes de geração na busca pela maximização do retorno da empresa levando em conta métricas de aversão ao risco. Isso tende a permitir que o decisor faça uma melhor avaliação da possibilidade de mitigar riscos eventuais, bem como evitar decisões que, apesar de serem boas em médias, possam causar problemas graves em cenários mais drásticos.

PROJETOS

A equipe técnica da Plan4 participou de inúmeros Projetos de P&D, sendo que na sequência são apresentados os projetos desenvolvidos pela Plan4.

SPARHTACUS

UFSC/LabPlan e Plan4

Read More

Sistema de Medição em Dois Níveis

SATC, UFSC/LabPlan e Plan4

Read More

Comercialização de Fontes Alternativas

Plan4

Read More