Consultoria e Estudos Técnicos

Consultorias e Estudos Técnicos

A Plan4 conta com uma equipe técnica com formação de Mestrado e Doutorado nas áreas de Pesquisa Operacional e Sistemas de Energia Elétrica, tendo capacidade para fazer estudos técnicos e consultorias em diversas áreas.

Além disso, a Plan4 conta com diversos parceiros de renome nacional e internacional para encontrar o melhor resultado para o cliente. Em todas as prospostas são apresentadas a equipe técnica, incluindo os parceiros quando for necessário, de maneira que o cliente tenha sempre a confiança na qualidade do trabalho que será desenvolvido.


Pesquisa Operacional

Estudos para modelar a programação da operação e incertezas nos processos de decisão. Com conhecimento multidisciplinar a Plan4 pode atuar em outras áreas e não apenas no Setor Elétrico.

Comercialização de Energia

Análise do impacto da contratação de Hedge, Sazonalização de Garantia Física e outros aspectos. Análise do efeito da alteração de regras pela CCEE no portifólio da empresa.

Planejamento da Operação

Estudos dos efeitos dos modelos de planjemanento da operação do Sistema Interligado Nacional. A Plan4 conta com modelos próprios equivalentes aos oficiais para realizar os estudos.

VOCÊ SABIA QUE ESSE PROJETO DE CONSULTORIA PODE SE TORNAR UMA SOLUÇÃO COMPLETA?

A Plan4 é capaz de aliar o conhecimento na área de otimização com o desenvolvimento de sistemas atendam os requisitos técnicos e visuais por parte do cliente.
Todos os sistemas podem ser desenvolvidos em ambiente web e responsivos para serem acessíveis de qualquer lugar.


Saiba Mais

Exemplos de Consultorias e Estudos Técnicos

Estudo dos impactos de novas metodologias no cálculo da Garantia Física

Neste trabalho foram analisado inúmeros aspectos relacionados à revisão das Garantias Físicas que deveria acontecer no final de 2014. Naquele momento o setor passava pela transição das estratégias de aversão a risco aplicadas ao modelo de planejamento de médio prazo (NEWAVE), sendo que com este trabalho foi possível antecipar possíveis consequências dos resultados em função da nova metodologia. Os resultados indicativos foram bem alinhados com os resultados oficiais apresentados pelo CEPEL, CCEE e ONS alguns meses após a conclusão do estudo.


Impacto das Usinas Eólicas no Mecanismo de Realocação de Energia

A discussão quanto a participação das Usinas Eólicas no MRE é bastante relevante, mas em geral carece de ferramentas adequadas para análise. Este trabalho foi realizado com o auxílio de um modelo de planejamento de médio prazo desenvolvido pela UFSC, SMERA, com o qual foi possível incluir as incertezas a cerca da geração eólica. Dessa forma, foi possível avaliar o impacto que as incertezas têm sobre o processo de formação de preço e no nível de geração de um MRE Hidro-Eólico. Esses resultados foram utilizados como dados para um modelo de avaliação financeira, que permitiu identificar os principais aspectos econômicos.

Solicite mais informações:

Your message was successfully sent!

A Plan4 é uma empresa dinâmica e preparada para fornecer soluções que aumentam a produtividade e competitividade de nossos clientes.